sábado, 28 de agosto de 2010

Uma casa temporária

    

     A placenta é um orgão precioso, completo e imprescindível numa gravidez. É uma bolsa que se irá encarregar de fornecer tudo o que o bebé precisa para se desenvolver harmoniosamente, agregando todos os orgãos do ser humano  num só: pulmões, coração, rins, aparelho digestivo, cérebro, entre tantos outros.
     Mas a placenta, além de albergar o bebé, é também constituída pelo líquido amniótico. Trata-se de um líquido claro e aquoso, contido no saco amniótico, que protege o bebé dentro do útero. Este fluido tem diversas importantes funções. Mantém o útero distentido, fornecendo um "lago" seguro, dentro do qual o bebé  em desenvolvimento pode movimentar-se à vontade. É também um espécie de almofada absorvente e anti-choque, que protege das pressões exercidas no exterior, sobre o abdómen da mãe.
     Nos exames pré-natais, pode ser utilizada uma amostra de vilosidades coriais na gravidez de poucas semanas, para detectar se existe algo de anormal em relação ao feto. A amniocentese é outro exame semelhante, onde se extrai um pouco de líquido amniótico para análise, feito em mães consideradas de risco de terem bebé deficiente.
     Por tudo isto, a placenta é, acima de tudo, a sustentação de todo o novo ser e que conserva, ainda, o grande segredo da criação.

Sem comentários:

Enviar um comentário